domingo, 15 de julho de 2012


 LITERATURA
 LITERATURA COMO SISTEMA MODELIZANTE

Literatura é sistema de signos fundado na palavra. Ou seja, como as palavras são unidades mínimas de representação, o tecido literário, como é formado por várias unidades mínimas de representação, de modo genêrico, dialoga com todos os outros sistemas semióticos, com todas as outras esferas do conhecimento humano, como a arte, a política, as ciências etc. entendidas como sistemas culturais com semioticidades próprias. Contudo, ainda que se debruce sobre a linguagem natural, a literatura ''fala'' uma linguagem que não coincide com a linguagem natural. Possui um sistema para transmitir informações particulares não transmissíveis por outros meios. Segundo Lotman (1978)[1], em A estrutura do texto artístico, o que define uma linguagem, é a circunstância de ela ser constituída por signos, pois, qualquer que seja a linguagem para exercer seu papel comunicativo, é necessário que seja constituída por um sistema de signos. Sendo assim, a literatura é sistema modalizante não por usar a língua natural, mas porque em seu sistema entram códigos de outros sistemas semióticos como narrativas, pintura, personagens, poesia, drama, filosofia. Por exemplo, ao analisar as estéticas literárias, iremos perceber que há diferença entre estilo e época, mas essa compreensão, essa análise se dão devido à língua. Isto é, para chegarmos a esta conclusão, foi necessário entender a linguagem, verificar o aumento de suas possibilidades, com a ampliação dos recursos das ciências, das características, das formas de externar o sentimento humano, das artes e, porque não dizer também, das máquinas, havendo, portanto, um aumento quantitativo de linguagem que se deu de uma época para a outro. Além disso, foi necessário, também, entender a vida, decodificar e codificar informações. Para Lotman, isso seria um processo de comunicação que reúne dois conceitos fundamentais: Arte e Linguagem, já que qualquer obra de arte é uma comunicação em linguagem artística. Ela (linguagem) se organiza de forma muito singular. Se voltarmos nossas atenções ao esquema de (Jakobson, 1995, 123)[2] com relação à linguagem, verificamos que:
|                                                              |                                          <....................CONTEXTO.................. >               
             
                            EMISSOR       MENSAGEM        RECEPTOR
                                 |                                                               |
                                 <.......................CÓDIGO ....................>




São elementos da comunicação. E como estamos afirmando que a arte é comunicação, uma forma singular ou, melhor dizendo, uma linguagem artística, certamente, envolverá dois ou mais interlocutores, então teríamos com base no gráfico da comunicação:


||                                 ........................CONTEXTO  .................            

                            EMISSOR            ARTE               RECEPTOR

                              | .........................CÓDIGO........................|

Assim sendo, a obra de arte se configura como uma comunicação em linguagem artística.



[1] LÓTMAN,  Iúri.  A Estrutura do Texto Artístico. Lisboa: Estampa, 1978.

[2] JAKOBSON. Roman. Lingüística e Comunicação. São Paulo: Cultrix,1995

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